FILHOTE DE SHIH-TZU POR QUE TER UM        

     
O filhote de Shih-Tzu é extremamente dócil. A sua adaptação, em seu novo lar, é fácil e rápida, pois ele dificilmente chora na ausência do seu dono. O legal na raça é que o cão Shih-Tzu brinca, mais não demasiadamente, ou seja, quando você não quer mais brincar com o mesmo, há grande probabilidade dele ficar tranqüilo no seu cantinho, como se fosse um bichinho de pelúcia. Outra vantagem, é que o cachorro Shih-Tzu adora um colo, por este fator é considerado cão gato e, além de tudo isso, o cão Shih-Tzu é considerado independente.

A TIMIDEZ E O MEDO

Alguns filhotes de Shih-Tzu são tímidos na primeira impressão, outros morrem de medo quando é colocado no colo de pessoas que são desconhecidas para ele.

UMA BREVE HISTÓRIA DA RAÇA

Em chinês o nome SHIH TZU significa "Cachorro-Leão" e a teoria mais aceita sobre a origem do nome "cachorro-leão" é a de que o cão, arrumado e penteado, poderia ser um representante verdadeiro de um leão em miniatura.

Existem várias raças de cães-leões asiáticos, com focinho curto e pêlo longo, cujas linhagens são seculares. Entre elas se encontram o Shih Tzu, o Lhasa Apso e o Pequinês.

Os "cachorros-leões", diferentemente de outras raças na China, eram especialmente protegidos durante toda sua vida, lhes eram concedidas altas honras. Tanto os eunucos quanto os exércitos tinham a missão de zelar por eles. Ficavam alojados na melhor ala do Palácio Imperial, dormindo sobre sedas macias e ricas e partilhando da mesa pessoal do imperador.

O Shih Tzu é provavelmente originário da cruza do Apso tibetano, do Palácio Real Chinês, com os Pequineses nativos. A cruza das raças foi mais longe que se pensava, mas não sabemos se foi intencional ou não. Seu nome foi citado pela primeira vez em documentos do ano 624 d.C., na dinastia Tang, quando K‘iu Wen Tai, rei de Viqur, presenteou a corte chinesa com um casal de cães. Eles eram pequenos, inteligentes e dóceis. Sentavam ao lado do trono imperial e em cada audiência tinham que abanar a cauda e latir.

Somente em 1930 o primeiro casal chegou a Inglaterra e, mais tarde, em 1950, alguns exemplares foram para os Estado Unidos da América. Era quase impossível conseguir um exemplar durante o reinado dos imperadores chineses, por isso não se ouviu falar da raça anteriormente. Os cães além de serem considerados místicos, eram de propriedade pessoal da família real chinesa, e qualquer pessoa que adquirisse um ilegalmente era condenada a morte.

AS CURIOSIDADES DA RAÇA SHIH-TZU

. Você sabia que a parte do pêlo próximo da pele do cão Shih-Tzu nos meses de primavera e verão é mais clara e nos meses de outono e inverno ela fica mais escura?

. Você sabia que ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cachorro Shih-Tzu como qualquer outro cão de pelagem longa solta menos pêlo do que o cão de pêlo curto?

. Você sabia que o nascimento e a troca da arcada dentária do ShihTzu quase sempre é mais tardia do que se comparada com outra espécie canina?

COMO ENCONTRAR FILHOTES DE SHIH-TZU

Hoje, é difícil encontrar um canil de Shih-Tzu, que venda cães legítimos desta raça oriental. São poucos canis no Brasil que agem de boa índole, pois muitos misturam o cachorro Shih-Tzu com o cachorro Lhasa-Apso e, deste cruzamento, os que parecerem com Shih-Tzu são vendidos como Shih-Tzu; Os que parecerem com Lhasa-Apso são vendidos como Lhasa-Apso. Por isso, tome muito cuidado na hora da aquisição!

COMO ENCONTRAR UM CANIL DE SHIH-TZU IDÔNEO

. Em primeiro lugar, não olhar preço, pois o barato pode lhe sair caro demais. Um exemplo disso é o mercado de carros, pois bem, se um carro de tal marca custa R$ 30.000,00 e, se, você encontrar o mesmo carro, mesmo modelo, mesmo ano de fabricação, ou seja, tudo igual, por um preço bem mais baixo, a desconfiança vem a tona! Na criação de cães, também é assim, desconfie quando o preço é baixo se comparado com outros cãezinhos oferecidos da raça Shih-Tzu.

. Pesquise, vá até o local, olhe a limpeza, conheça os cachorrinhos da raça Shih-Tzu pessoalmente e analise a conversa do criador!


. Se estiver distante, veja se o site passa confiança e entre em contato por e-mail e, posteriormente entre em contato por telefone com o canicultor antes de fechar o negócio.


. Exija contrato de compra e venda garantindo a saúde e pureza de raça do cãozinho

PEDIGREE

Não caia no conto do pedigree de cães campeões, pois existem muitas fraudes nestes documentos. É fácil registrar um filhote como filhote de “X” cachorro mesmo ele não sendo filhote daquele “X” cachorro, todavia, em qualquer ramo, existem pessoas desonestas.

AS TÁTICAS DAS EXPOSIÇÕES

Cuidado com táticas de criadores desleais! É fácil um exemplar canino ganhar uma exposição de cães quando não se tem concorrente. A tática é a seguinte, às vezes, existe uma exposição, por exemplo, em uma cidade grande e outra exposição, por exemplo, em uma cidade pequena, todas na mesma data, com isso, torna-se fácil ganhar, levando o cão na exposição da cidade pequena. Em muitas às vezes, o cão concorre com ele mesmo. Nota: talvez, supostos campeões estão fora do padrão da raça Shih-Tzu e ganharam o título pelo simples mérito de não ter um único concorrente para competir com ele ou, talvez, estes concorrentes eram todos do mesmo canil. Muitos criadores desleais usam desta tática e depois oferecem os filhotes como sendo filhotes descendentes de campeões. "_Campeões de que?".

Por EDUARDO FREIRE
   
     

Links Patrocinados           

Filhotes de Shih-Tzu
Filhotes? Você Acha Aqui
Acesse Já E Confira Nossos Cãezinhos!
www.euqueroumfilhote.com.br